Wudang Chang San Feng T’ai Chi

Wudang Chang San Feng T’ai Chi

 

Wudang Chang San Feng T’ai Chi, instruções básicas

 

Apesar de inúmeras pessoas desejarem propagar a versão de que o T’ai Chi Chuan foi criado em determinadas famílias e regiões onde estas vigoravam, verdadeiramente ele foi criado na montanha Wudang. Chang San Feng foi seu criador, utilizando conhecimentos da medicina chinesa, alquimia e filosofia taoísta deu origem a um rico sistema interno que é o T’ai Chi.

A partir da montanha Wudang estendeu se para aldeia Zhao Bao depois para a província Zheng Zhou. Havia pessoas que se refugiavam no mosteiro e Chang San Feng as ensinava. Estes discípulos por sua vez deram origem a tantos outros estilos utilizando os conhecimentos de Wudang.

Os movimentos originais que deram inicio a este sistema de T’ai chi foram o si san xi, ou seja, 13 movimentos.Porem estes são diferentes  em outros estilos.

 

Para se praticar este T’aiji é necessária muita dedicação e persistência. Seus movimentos embora simples exigem um aprendizado profundo e até complexo.praticamos até sentir a abertura do Chi na circulação dos canais do corpo.Com a circulação despertamos um alto grau de  Chi (energia universal)  ,e desta maneira  se pode experimentar  a profundidade e significado dos movimentos.Este T’ai Chi não se restringe em apenas aprender as formas.É um cultivo do Caminho Universal.

Wudang Chang San Feng T’ai Chi possui inicialmente formas de 13 movimentos depois avança para 24 e 108 formas. A espada segue este mesmo princípio.

Inicialmente para começar a prática o estudante deve prestar atenção na coordenação da respiração, nos movimentos e na mente para integrar tudo isso em um só. Apos este aprimoramento inicia se o aprendizado de outros fundamentos importantes.

Fundamentos do Wudang Chang San Feng Tai Chi

 

O fundador do Wushu de Wudang foi Zhang San Feng (Chang San Feng)

Ele foi um monge Taoísta dedicado ao cultivo do Tao. Nestas montanhas suas aptidões e conhecimentos de astrologia e técnicas de cura eram grandiosos. Com estas habilidades se dedicou a curar o povo.

Zhang San Feng criou o Wudangpai investigando as teorias básicas do Yin e Yang, Cinco Elementos (Wu Xing), os oito trigramas (Pakua).O Wushu Wudang tem uma relação muito próxima das teorias do Taiji, os cinco elementos, os nove palácios, pois Zhang Sang Feng  incorporou as práticas Taoísta  aplicando a essência da energia interna  a despertando o espírito ,despertando a vacuidade para formar a teoria do Wushu de Wudang.

Muitos documentos relatam que ele foi responsável por simplificar o Wushu para ser praticado pelas pessoas comuns aplicando a filosofia taoísta e os princípios internos co a medicina chinesa.

 

Os três princípios Jing Chi Shen no T’ai Chi

Todos os seres vivos são dotados destes três tesouros, nas praticas de T’ai Chi se deve estar atentos a vários aspectos dos mesmos. O Wudang T’ai Chi foca mais sua atenção em Shen (espírito).

As chaves para a pratica do Tai Chi Wudang são, por exemplo: 1 prestar atenção  a forma exterior ao praticar , 2 ao aspecto interior nos movimentos da mente para melhorar aos canais de energia jingluo os quais serve nos para  despertar e melhorar a saúde.Tudo isso desenvolve outros conhecimentos correlativos por exemplo  3 Atenção ao tan tien,o Baguabu (pakua pu) está representado nos passos. 4 Outro aspecto e o espírito denominado Wudang Sheng. Dentre os fundamentos estas são as quatro chaves para prática de Wudang Chang San Feng T’ai Chi. Quando começamos a praticar o Taiji e meditar acontece a meditação em movimento, movimento com quietude.É necessário conseguir a tranqüilidade interior como a natureza sem apresentar força física em nenhum aspecto do corpo, somente ficar atento mentalmente.

 

 

Como o T’ai Chi se originou na montanha Wudang todos os estilos devem preservar e manter estes princípios. O T’ai chi Wudang nasceu da essência espiritual do taoísmo. No taoísmo aspira se o que denominamos não ação (Wu Wei). Ou seja, não se busca nada concreto, não se procura por algo ou alguma forma. Chega se assim a essência do T’ai Chi Chang San Feng.

Este sistema de T’ai Chi nasceu do que nós Taoístas denominamos Xiu Lian ou Xiumim o processo do cultivo da meditação. Outras escolas têm objetivos diferentes, tais como aprimoramento na forma ou na aplicação das técnicas em combate e defesa. O Wudang T’ai Chi não possui este objetivo.

O T’ai Chi taoísta é transmitido de mestre para o discípulo oralmente. É uma transmissão interior espiritual de coração a coração. Utiliza se esta definição: Gouquanxingshou (eu te transmito oralmente e ofereço de coração) está é uma característica fundamental nos ensinamentos do t”ai Chi Taoísta. Este estilo está intimamente relacionado com o sistema de jingluo (canais de energias no corpo). Praticamos diariamente a ativação destes canais para melhorar a saúde e despertar a consciência. Está muito relacionado com a medicina chinesa que é uma característica do Taiji taoísta.

A prática leva ao equilíbrio e harmonia no que denominamos Wu Xing (cinco elementos no corpo). Com diversos exercícios de Chi Kung consegue se está harmonia importante para a saúde e o despertar. A energia se projeta através dos canais tianluo percorrendo todo o corpo e preenchendo os pontos de acupuntura, projetando se destes ao exterior.

 Monge taoísta Tian Xin Shan