Beneficios do T'ai chi e Chikung

Beneficios do T'ai chi e Chikung

Nas fotos Monge Tian Xin Shan e sacerdotisa Tian Xin Jie  praticando Longmen Chikung

 

O Tai Chi se compõe basicamente de uma cadeia lenta e uniforme de movimentos circulares realizados  com suavidade, relaxamento e agilidade.Todas estas características e condições permitem o fluir do impulso vital, com o conseguinte aumento da consciência e da longevidade. Todos os movimentos devem ser naturais, todo movimento forçado é incorreto, dado que qualquer tensão coíbe a canalização da energia vital.

Ação Terapêutica : “O movimento que é transformador pode tornar-se multiplicador ao  mesmo tempo que guarda a sua unidade natural,princí pio de toda eficácia, de toda vida.”

Encontra um fator comum subjacente às dores no corpo, como no pescoço, costas, ombros, cintura, pernas; os tecidos moles têm a sua movimentação obstruída. A sensação de dor e dificuldade de movimentação  são as queixas mais freqüentes.  Através  da prática regular de uma movimentação adequada para soltar os músculos, tendões e ligamentos e abrir as articulações.

Assim, cada exercício,  com a sua movimentação abrangente coordenada e harmônica,age na melhora de uma patologia, com a participação de todo o corpo.Esta objetividade, dentro de uma ação global, confere à pratica resultados rápidos e eficazes e faz com que cada exercício tenha uma indicação terapêutica específica e uma execução correta.

 

                                        Os Benefícios do TAI - CHI

 O Tai Chi acalma as emoções e promove o equilíbrio, estimula a criatividade, disciplina, aumenta a confiança, melhora o convívio social, aumenta a auto-estima,traz alegria e vontade de viver .

Promove a paz interior, facilita o discernimento dos valores da vida.

É eficaz contra a ansiedade e o estresse, as artrites, as dores osteomúsculares, distúrbios renais,obesidade,problemas de coluna, e as complicações cardiovasculares ,auxilia no controle do diabetes,diminui a pressão arterial, auxilia no controle do peso.

Aumenta a flexibilidade, fortalece os ossos e as articulações, tonifica os músculos, estimula a circulação sanguínea, normaliza a produção hormonal, melhora a respiração, corrige desvios posturais, beneficia o sistema nervoso e revigora a energia vital.

A saúde é o bem mais valioso e a longevidade a expressão máxima da sabedoria.”

 

Efeitos do TAI CHI sobre o Sistema Nervoso

 A medicina considera  o tai chi um estímulo físico que desencadeia um reflexo nervoso com efeitos terapêuticos no corpo.

A redistribuição de sangue entre as vísceras, é um exemplo de mudança induzida por reflexos nervosos.

 Efeitos  o sistema circulatório e linfático.

 Promove o retorno de sangue das veias para o coração.

Dilata os vasos periféricos e promove um melhor aporte sanguíneo.

Regula o suprimento de sangue para os órgãos internos,músculos,tecidos e outras partes do corpo.

Regula a pressão arterial.

 Efeitos nos sistemas respiratório, digestivo e metabólico.

 Torna a respiração profunda.

Revigora as funções digestivas.

Aumenta a oxigenação.

Aumenta a eliminação de gás carbônico e de urina.

 Efeitos nos tendões e juntas.

 Tonifica os ligamentos.

Promove o fluxo de sangue e linfa nas juntas,removendo acúmulos de materiais.

Evita qualquer sensação de frio nas juntas aumentando a temperatura local.

 Efeitos nos tecidos musculares.

 Aumenta o tônus , a elasticidade e a força dos músculos, dilatando os capilares e aumentando o fluxo sanguineo.

Acelera a dispersão dos resídous metabólicos e alivia contratura e dores musculares.

QI  GONG

 A energia  do corpo humano é a base de nossa saúde. Quando nossa energia está plena nosso sistema imunológico está em pleno vigor. Quando ela diminui tornamo-nos vulneráveis. Se aprendermos a aumentar nossa energia  poderemos a usá-la tanto para nos auxiliar quando estivermos doentes ou indispostos, quanto para socorremos outras pessoas. Em todos os campos da atividade humana, física, mental e energética, dependem do poder da nossa energia. Adequadamente concentrada pode gerar criatividade e dinamismo.    

 

Qi gong (tchi kung)   Grupo de exercícios encadeados que utiliza postura do tai chi chuan,num ritmo intenso e contínuo, promovendo um trabalho cardiovascular e articular, assim como flexões e  alongamento que dinamizam o cultivo da energia espiral.  Indicações: Problemas articulares, de pressão, osteoporose e artrose, respiratórios, equilíbrio .

Os movimentos são lentos, contínuos e combinados com a respiração natural.  Os exercícios são simples, fáceis de executar e potencializam as funções do coração e pulmões.   A amplitude dos movimentos aumenta a quantidade de ar que flui pelos pulmões.

 

Os  movimentos mobilizam a força interna e permitem a obtenção da percepção sensorial. A utilização da força interna e a obtenção da percepção sensorial da energia são fatores essenciais no treinamento, sendo esta a condição essencial para a cura.