O poder vivo do sorriso

O poder vivo do sorriso

O vivo poder do sorriso

Por monge Xin Shan

A procura por medicamentos e demais tratamentos tem sido a rota peregrina de milhares de pessoas em toda a sociedade. Parece não haver conscientização do que estão fazendo consigo mesmos em suas vidas diárias. Desdobram se nos seus afazeres insensíveis as atividades da mente da fala e do corpo, sem observar as qualidades geradas. Se são qualidades destrutivas ou construtivas.

Nós taoista consideramos o sorriso um tesouro valioso. O sorriso é um método taoista para prevenir bem como tratar as desordens físicas, emocionais e espirituais. Um riquíssimo recurso a mão e totalmente a disposição de qualquer pessoa. Demanda apenas ter um precioso corpo humano para praticar.

O sorriso abre as portas internas do espirito yang shen (natureza pura ilimitada no ser humano) elevando a energia pessoal ao conforto e sintonia com a esperança e a bondade. O sorriso reúne os elementos vivos da natureza concentrando tudo em harmônico movimento no corpo e nas emoções.

É como uma esperança brilhante imprimindo presença de segurança, acolhimento, bem cuidar, amabilidade. O sorriso é a luz afável abrindo se e rebrilhando na estrada por onde os passos seguem. A estrada dos relacionamentos sejam quais forem. A estrada profissional, a estrada de estar consigo mesmo no dia a dia. O mais difícil para as pessoas é saber conviver consigo mesmas todos os dias.

 

 

xin jie

O sorriso banha de graça e bons pensamentos e sentimentos aquele que o recebe de seu semelhante. Colaborando para fortalecer as virtudes elevadas nos órgãos e na mente. Favorece a sintonia com níveis mais elevados de consciência.

As emoções negativas e isso inclui atividades mentais também, relacionam se com cada órgão humano. É inevitável que uma emoção ou pensamento negativo não vá depositar se nos órgãos correspondentes e causar danos com o tempo. Por isso é fundamental aprender a ter consciência das emoções armazenadas nos órgãos.

Nós taoistas acreditamos por experiência interior de séculos de práticas e estudos, que todos os seres humanos possuem e nascem com as virtudes elevadas do amor, benignidade, bondade, respeito, hombridade, honestidade.

Quando as emoções negativas dominam o ser humano pelo cultivo delas diariamente, a alimentação das mesmas sem a devida reflexão, envenenam os órgãos drenando as boas forças vitais, fortalecendo os padrões negativos, encarcerando a vida a acontecimentos destrutivo constantes. Órgãos internos e glândulas são ferozmente desequilibrados e colapsados aos poucos por essas emoções negativas. Isso acontece invisível e silenciosamente, pois as pessoas não percebem um sintoma significativo. Até que quando o sintoma aparece já está muito comprometido o sistema orgânico e as condições psicológicas.

Nós taoistas compreendemos que é fundamental reconhecer as emoções negativas nos órgãos concomitante com as condutas mantenedoras das mesmas na vida cotidiana, para reestabelecer a saúde por meio do equilíbrio, fortalecimento das virtudes nos órgãos e no bom comportamento.                                    Nós taoistas ao longo de incontáveis séculos no transcurso dos tempos aprendemos e descobrimos como transformar as emoções negativas em positivas e elevadas para desintoxicar os órgãos. A isso chamamos neidanshu ou a arte da alquimia interior. Essa pé uma das técnicas da alquimia interior taoista, pois há várias outras para fins específicos.

No taoísmo e na medicina chinesa entendemos que cada emoção relaciona se com determinados órgãos. O coração está associada com as emoções negativas de arrogância e ódio e as virtudes positivas da bondade e amor. Pulmões estão associadas com as emoções negativas de tristeza e depressão e as virtudes positivas de coragem e retidão. Depressão emocional é muitas vezes reconhecido por uma depressão física e colapso do tórax e pulmões.

No taoísmo compreendemos que cada pessoa deve assumir a responsabilidade por suas emoções negativas independentemente da situação externa.                       Pois o infortúnio da via humana nasce de seu íntimo através do comportamento externo e das atitudes internas. Não há outra fonte par aos males e desventuras da vida humana.

Rins estão associados com a emoção negativa do medo e as emoções positivas de gentileza e bondade. O medo está intimamente relacionado com a atividade das glândulas suprarrenais, fígado está associada com a emoção negativa de raiva e as emoções positivas de generosidade e perdão. Fisiologicamente, o fígado é importante para o armazenamento e libertação rápida da glicose no sangue. A energia da raiva requer a rápida disponibilidade de reservas de energia metabólicos no corpo.

 O estômago, baço estão associados com as emoções negativas de preocupação e ansiedade e as emoções positivas de equidade e abertura.

Todo o potencial do sorriso está à disposição como um balsamo poderoso de reequilíbrio dos órgãos da mente e da alma. O sorriso desperta o elixir regenerador das potencias da natureza, expressão divina no ser humano.

Para nós taoistas o Tao do sorriso interior é o tesouro mais elevado, a dadiva celeste fundamental. Este recurso está nos potenciais naturais de cada pessoa. Mas um sorriso sem vida e intenção verdadeiras é apenas uma caricatura.                                                                               É preciso dedicar se para sorrir de verdade no cotidiano e para o corpo e para vida. Aquele que sorri para vida a transforma em um fluir ininterrupto como um lago no vale.