Novos fluxos

Novos fluxos

Novos fluxos

Por monge Xin Shan

Na manhã pelas seis horas com passos silenciosos junto a venerável Xin Jie (sacerdotisa taoista) seguimos para um espaço onde o verde alimenta o ar com frescor e atmosfera de serenidade.

Vamos cultivar o Sanfeng T’ai ji Chuan taoista para reencontrar o equilíbrio da natureza. A noite começa a ser banhada por tímidas claridades do dia e o sol ainda não surgido já desponta pequenos clarões no horizonte.

O frescor da manhã é como um caudal de nova vitalizante energia da natureza (ching) imprimindo maior tranquilidade as sensações corporais e internas.         A cada repetição das rotinas dos movimentos aumenta a quietude no coração e os órgãos banham se com o elixir da imortalidade no fluxo da elevada energia do céu e da terra.

O coração intensificando seu silêncio e esvaziando, torna se aberto as inspirações superiores da natureza pura do ser humano. Os órgãos alimentados e seguindo um fluir impulsionado pelo movimento se reequilibram e parecem felizes.

A união com o T’aiji (energia infinita) proporciona um natural equilíbrio harmônico para estar nas lidas da vida. Aplicando os movimentos aos acontecimentos de forma a integrar as ações necessárias a harmonia o mais que possível.

Neste lugar de verdes e ar fresco, vejo pessoas a andar, outras a correr.       Param algumas para ver os movimentos nossos que desconhecidos encantam com uma beleza dotada do ressoar do silêncio. Os femininos movimentos de Xin Jie agregam suavidades poéticas e beleza fascinantes. Como que arrebatados por um encanto, pelo menos naquele instante a mente para, o coração se aquece no conforto de ausentar se das ansiedades. Até que se vão impulsionados pelos compromissos particulares.

 

 

sanfeng taiji

 

 

 

 

 

 

As pessoas andam sedentárias e isso as tornam mais irritadas sobrecarregando seu fígado tornando amarga a visão da vida. Os venenos da não movimentação do corpo em exercícios vitalizantes e renovadores do fluxo do chi (energia infinita) tornam as toxinas ingeridas no alimento, na respiração e as radiações magnéticas mais ricas e coadunadas no corpo. Interfere na psique e as tendências negativas que são parte da constituição da pessoa oriundas de sua formação na infância começam a imperar no comportamento e estados emocionais.

A pressa em acumular bens materiais ou de resolver problemas demovem as pessoas de si mesmas e de suas vidas. Como que paralisados e programados seguem velozes ao socorro de seus desejos acima de seu bem estar.                O movimento do corpo é fundamental para uma boa saúde. Mas de nada adianta matricular se em uma academia para fazer musculação e se envenenar de produtos artificias ou excessos de proteínas e demais outros nutrientes.

O movimento natural com os recursos naturais do ar é o agente regenerador e equilibrador mais disponível. Ginásticas exaustivas destroem a longevidade e simplesmente alimentam vícios emocionais da dor.

Enquanto as pessoas não se atentarem para a importância valorosa de disciplinar se para praticar exercícios pelas manhas, será difícil sobrepujar as ansiedades e manterem se saudáveis fisicamente. As doenças iniciam se no emocional e no mental, estes aspectos são energia pois que são intangíveis.   Pode se dizer que são espirituais também por serem abstratos e não assumir uma forma definida.Com alimentação sobrecarregada de venenos e constante envenenamento mental e emocional as doenças degenerativas, as depressões e o egoísmo aumentam vertiginosamente na sociedade.

 

 

sanfeng taichi

 

O movimento do corpo com exercícios apropriados pode facilitar não só a desintoxicação bém como aliviar o coração das tensões destrutivas e depositar bons pensamentos em seu núcleo.

O movimento é essencial para uma boa saúde e manutenção de boas emoções.  É como fonte benéfica possibilitadora de inspirações aliviantes.                           As ideias clareiam tornando se leves e eficientes. O corpo descansa nutrindo se a cada dia e fortalecendo suas defesas naturais. A beleza da vida começa a fazer parte do olhar, a ser percebida no ambiente do dia a dia.