Iniciação e votos

Iniciação e votos

Iniciação e votos

Inúmeras pessoas tem me procurado para esclarecer sobre a iniciação taoísta e também a ordenação de monge taoísta.

Muitos desejam receber a iniciação de Jushi, ou seja, devoto cultivador do Tao. Entretanto no Brasil é pequeno o número de pessoas que possuem uma idéia mais ampla sobre o taoísmo.

É normal que a maioria não tenha nenhuma idéia de como vem a ser as práticas tradicionais taoístas e sua organização de transmissão tradicional.

É comum no Brasil as pessoas terem contato com as diversas artes taoístas, tais como a medicina chinesa, tai chi, massagens Tui-na, feng shui e tantas outras.

O taoísmo é transmitido por meio de três áreas, a saber;

Fa: relacionam-se as escrituras sagradas, aos princípios filosóficos e doutrinários taoístas.

Shu: relacionam-se as diversas artes taoístas, tais como musica pintura, caligrafia, poesia, artesanato em porcelana, fengshui, acupuntura e medicina chinesa em suas diversas modalidades de execução, arte dos chás, arranjos de flores, artes marciais, artes de governar uma cidade e nação...

Dao: relaciona-se a consciência de um principio inominado e ilimitado que deve ser cultivado por meio do refinamento profundo interior Neilian.

Apesar de podermos explicar um pouco sobre o taoísmo utilizando esta síntese, existe um campo extremamente amplo de métodos e práticas taoístas.

Para os que aspiram iniciar-se no taoísmo é preciso que tomem consciência que este caminho universal possui diretrizes especiais para que o ser humano possa transcender a individualidade ilusória.

Para isso existem determinados preceitos a serem observados e cultivados. Preceitos e votos que não devem ser negligenciados ao serem recebidos.

Muitas das vezes o taoísmo no ocidente é interpretado como uma via sem regras. Onde uma liberdade indiscriminada existe. É preciso adotar certos direcionamentos enquanto ainda se está preso a condições e ilusões. Sem direcionamentos e zelo o ser humano reuniria energias tormentosas e desordem de toda natureza, aprisionando se ainda mais nas ilusões e sofrimentos intermináveis.

Quando o cultivador do Tao transcende os condicionamentos e ilusões realizando o Grande Um, estes preceitos e votos não são mais necessários. Antes disso devem ser primorosamente cultivados.

Certa vez quando falava do voto e observação de não tirar a vida de outro ser vivo, uma pessoa disse que a morte é uma ilusão. A morte não existe. Então não se pode realmente matar.

Entretanto ao fazer menção de estocá-lo com uma espada, o mesmo afastando se disse: - você vai me machucar.

_Será que posso te matar com essa espada?

_Não, não faça isso.

-Se ela penetrar seu corpo vamos ver o que ocorre!

A pessoa não permitiu que a espada continuasse sua trajetória porque disse que ela o perfuraria e ele morreria.

Veja bem, que filosofar e adotar proselitismos não são o que o taoísmo incentiva, mas sim viver o real mesmo na ilusão, praticar e praticar. Reconhecer onde você está e agir a partir dali com os limites e condições inerentes a realidade atual.

Preceitos e votos

Estes preceitos e votos mencionados a seguir são parte fundamental também da tradição da Perfeição Completa   全真派 (Quanzhen)

Na tradição Long Men (Portal do Dragão) foi instituído pelo nosso fundador três categorias fundamentais de votos e preceitos.

Santang Dajie 三堂大戒 (ordenação do tríplice altar) foi instituído por Qiu Chuji para organizar as ordenações e transmissões taoístas. 沙尼 , 比丘 , 菩萨 Shami Jie, Biqiu Jie, Pusa Jie. Eles foram inicialmente transmitidos individualmente e em segredo

Consistem em: Ordenação de noviço ou laico, ordenação monástica ou sacerdotal e ordenação Pusa (boddhisattva). Correspondendo a Seshen, Xin e Yi, ou seja, o domínio do corpo, domínio da mente e domínio do desejo.

Os preceitos Iniciais da Perfeição ensinam a controlar o corpo não o deixando vagar erroneamente e precipitadamente para diversas direções, e correspondem e são o estágio de ordenação denominado Chuzhen Jie 初真戒 (Preceitos Fundamentais da Perfeição).

Seu conteúdo:

Refugio nos três tesouros taoístas Sanbao

Cinco preceitos para laicos e noviços (Wujie)

Dez votos para noviços

Nove preceitos para mulheres

Zhongji Jie  终极戒 (Preceitos Intermediários Grandes Mandamentos do Oriente)

Consistem em três preceitos dados aos monges sacerdotes desde as seis dinastias. Os intermediários ensinam a controlar a mente ilusória e impedir os pensamentos de vagar de maneira selvagem e sem controle.

Tianxian Dajie 天仙戒 (Grandes Preceitos do Imortal Celestial).

Os preceitos dos Grandes Imortais Celestiais ensinam a liberar a Intenção Verdadeira e transcender o desejo. Nós monges tomamos e cultivamos 103 votos. Entretanto há mais votos que também são adotados.

As bases de nosso cultivo são: Ch’an (meditação) Hui (sabedoria) Jie (disciplina). Através dos três tesouros: Compaixão, Simplicidade e Moderação. O foco central é o cultivo de Tao e Te.

Cultivar o Jidan (elixir interior) por meio de Ch’an e Hui, ou seja, meditação e a sabedoria, de acordo com os ensinamentos de Wang Chong Yang o fundador da Quanzhen e Qiu Chuji o fundador da Long Men.

Manter os Jie é fundamental para se obter progresso com o Xiulian e demais artes Nei Dan. Sem os mesmos o progresso estará comprometido.

Existem outros textos tradicionais de preceitos e votos que não são mencionados aqui e que em outra ocasião serão citados.