Meditação Jing Zhuo video

Meditação Jing Zhuo video

Ensinamentos básicos sobre Yang Sheng Jing Zhuo

 

                                                           Monge Xin Shan

 

Jing Zhuo é praticando há séculos na China.

Os denominados neoconfucionistas usavam esta meditação como um de seus métodos principais.

É uma importante meditação taoísta junto a outros métodos existentes.

Jing é um estado de Pureza e Quietude. Um estado de consciência integrada sem conflitos ou esforço dual. Zhuo é um ato de sentar incomum. Sentar é estar consciente do presente, sem passado ou futuro. Sentar completamente no agora e sentir o que há no agora. Com este sentar consciente, esvaziar o coração é possível vivenciar experiências de união com o Tao.

  A Arte taoísta da respiração e dirigir a energia (Dao Yin Tu Na Gong):

Tu Na Dao Yin é um método Neigong, que muda de acordo com as estações do ano, é baseado na respiração pré-natal ou respiração taoísta embrionária. Esta arte taoísta de respirar, nos treina para coordenar a inspiração e a expiração através do nariz e da boca. Também mantém e reforça os órgãos vitais: coração, fígado, baço, pulmões e rins.

Os principais pontos de Tu na Dao yin são: 1. inalar o chi dirigindo-o para baixo ao Dan Tian, 2. Com força de vontade e poder da intenção direcionar e conduzir o chi por diversos canais, 3. Estimular o movimento natural dos órgãos para torná-los mais fortes; 4. Conduzir o chi nos meridianos [jingluo]; 5. Ser capaz de circular o chi por todo o corpo.

Praticar Tu na Dao Yin na meditação Jing Zhuo deve ser uma prioridade, no entanto, Tu na pode ser feito a qualquer momento ou em qualquer lugar e em qualquer posição, andando, dormindo,comendo, etc.

導引  养生靜坐

Daoyin yangsheng Jingzhuo

(Arte taoísta de dirigir a energia, nutrir a vida e sentar na quietude e no silencio)

O cultivo da meditação Jingzhuo bem como da meditação Zhuowang é realizado com exercícios complementares potencializadores do equilíbrio e harmonia. Em Yang Sheng Jingzhuo utilizamos estes movimentos para tornar mais serena a mente e as emoções.

Coordenar conscientemente o chi pelos canais potencializa o aumento de energia nos mesmos.