Respostas a perguntas

Respostas a perguntas

Respostas a perguntas sobre o taoísmo

Monge Xin Shan

O taoísmo é uma via de cultivo interno e vivencias diárias das virtudes transmitidas pelos mestres ancestrais fruto de suas realizações.

O taoísmo não é algo que possa ser aprendido em leituras de livros e demais textos, pois trata se de caminho do coração e por isso somente por meio do cultivo dos métodos na vida cotidiana é possível ampliar as percepções e despertar para a realidade da natureza pura de todos os seres.

O caminho taoista não trata de acumular informações intelectualmente, saber algo, é o ato de esvaziar se, tornar se simples, praticar a simplicidade. Quanto mais verdades um ser humano adota e busca mais distante da quietude, serenidade e realização se coloca. As verdades são como duras rochas impedindo a luz da natureza pura interior de cintilar para o mundo.

 

O caminho taoista se faz com as práticas dos métodos que são inúmeros, com a convivência com outros taoistas, cultivo em meio a natureza para fortalecer as percepções.

O coração cheio de informações perde o contato com a pureza silenciosa que desperta a paz tênue. O coração precisa esvaziar e a mente silenciar para que o ser humano possa despertar para a realidade além das ilusões.

O ser humano vê o mundo e o que há nele com as lentes do medo, insegurança, carências, orgulhos, vaidades, e tantos outros sentimentos reprimidos. Por isso a confusão e a dúvida constante, a indecisão castigante.

O caminho taoista não procura responder as dúvidas sobre os mistérios do universo e sim levar a pessoa a um estado de serenidade e profunda quietude onde pode ela transcender esses sentimentos e estados mentais conflitivos.

Neste lugar de calma e silencio a pessoa pode acessar a grande clareza e dessa maneira perceber além das ilusões projetadas pela mente e emoções conflitantes. As pessoas costumam amar as ilusões as projeções. Mas esse amor é uma paixão como fogo que tem um auge e logo enfraquece deixando no lugar um frio.

O amor real é um estado de paz e felicidade e ausência de dependência de qualquer cosia ou fator externo. O cultivo do Tao com o taoísmo é para realizar o estado continuo de paz e felicidade. Não é uma via para encontrar uma verdade, sim um caminho intimo para despertar a felicidade e a paz.

Um ser realizado, iluminado não é um ser capaz de curar doenças graves, saber tudo o que lhe perguntarem, aparecer em vários lugares ao mesmo.    Um ser realizado é um ser feliz, que vive em paz. Permanece no estado de grande harmonia. Onde estiver, em qual situação e condição estiver consegue permanecer em harmonia perene e agir conforme o que provoca equilíbrio.

O taoísmo é um caminho não para alcançar a verde ou o conhecimento, sim para realizar a simplicidade. O coração simples é a meta do cultivador do Tao.