Fases da alquimia Taoísta

Fases da alquimia Taoísta

Fases da alquimia Taoísta

 

 

O processo da alquimia interior neidan do taoísmo se conta entre alguns dos métodos energéticos mais potentes e mais complexos de toda tradição oriental.

O entusiasmo dos taoistas pelo estudo sistemático e da experiência espiritual os conduziram ao longo dos séculos a desenvolver um sistema altamente especializado  de transmutação da estrutura da personalidade, cuja primeira fase se encontram disponíveis para a grande maioria dos praticantes.
A tradicional divisão do trabalho alquímico é a seguinte (pode haver pequenas variações):

Criar a fundação

Refinar a essência e transformá-la em energia

Refinar a energia e transformá-la em espírito

Refinar o espírito para regressar ao vazio (unidade)

Transmutar o vazio para ir de encontro ao Tao.

 

 

 

Gostaria de falar sobre as duas primeiras fases de desenvolvimento do trabalho alquímico e mais tarde, poderia aprofundar em alguns detalhes ou nas fases posteriores.

 

 

Zhu ji lian Yi

 

Criar a fundação

 

A idéia de base  neste nível é aprender a concentrar a mente através de diferentes sistemas: parar o pensamento discursivo (zhinian), a regulação da respiração (diaoxi), e assim por diante. Na prática Taoísta, é essencial para manter a boa saúde física, mental e emocional, bem como a prática física (daoyin), métodos de respiração (tuna) e as práticas de concentração mental (cunsi) ajudam a proteger os Três Tesouros (Jing, Qi, Shen, Essência, energia vital e o espírito).
“Este nível é totalmente acessível a todos os alunos, é necessário que o praticante gere o elixir medicinal” (Yao) no seu centro Tantian, centro de energia que segundo a tradição, situa-se em um lugar diferente em homens e mulheres. É o chamado "trabalho dos 100 dias" (bai ri gong ling)
A prática básica é a chamada "respiração abdominal" (fushi huxi), que tem algumas nuances que não são freqüentemente descritas ou ensinadas e que transformam a prática em algo muito interessante e vital.
   

 

Lian jing hua gi

Refinar a essência e transformá-la em energia

 

Uma vês que a respiração abdominal e as praticas de equilíbrio emocional vão criando o elixir medicinal passa-se a seguinte fase que é a essência calor basal (Yuan Jing, relacionada em sua forma mais material com fluidos sexuais) no forno alquímico tantien, e vaporizá-la para purificá-la transformando-a em chi (energia sutil).

Esta energia se moverá ao longo do conduto espinhal(dumai) e descerá pela parte frontal do corpo (renmai)
sob a forma de um anel, conhecido como "Órbita Microcósmica" (xiao zhou tian). Para conseguir refinar a energia e transformá-la em energia Yang e unificar o espírito e a energia (shen gi He yi). O ponto-chave nesta etapa é abri as três portas san guan  situadas no cóxis, no meio da espalda e na nuca que são autenticas portas fechadas a passagem da energia. Muitos dos exercícios "condução da energia" (daoyin) são concebidos para desbloquear a passagem de Qi nestas áreas. Se esse passo não for concluído qualquer realização será mínima. Normalmente nas Mulheres a prática difere um pouco, e essa fase é chamada lian ye hua qi (transformar os fluidos em energia).

Devido às diferenças fisiológicas e enérgicas nas mulheres, as três portas que devem abrir-se estão na frente e não na espalda de modo que a metodologia será diferente e será utilizada posição específica (posição chamada "posição de cavalgar a garça” kua he). Todos os Taoísta afirmam sem dúvida que a prática alquímica nas mulheres é mais eficaz e muito mais rápida e potente.

Su Bu’er uma famosa praticante taoista  escreveu vários versos sobre a prática da alquimia feminina.

 

 

 

Chu Shen
Shen wai fu you shen, fei guan huan shu cheng

Yuan tong ci ling qi, huo po yi yuan shen

Hao yue ning jin ye, qing lian lian yu zhen

Peng lai yu tu sui, zhu jiao bu chou pin 


Sun Bu-er


Trad. Thomas Cleary

El Espíritu Que Surge

Existe un doble del cuerpo fuera del cuerpo, 
que no se parece a la evanescencia creada mediante

artes;

Esta energía mística circula alrededor, 
vivaz, espíritu unificado con el Origen; 

La rielante Luna se condensa en un fluido dorado, 
el loto verde se transmuta en una realidad de jade;

Al cocer la médula de la liebre de jade, 
la perla resplandecerá tanto que no volverás a pensar en la pobreza.

 

 

 

Lian gi  hua shen

Refinar a energia e transformá-la em espírito

 

É o momento em que a prática da circulação microcósmica abrirá como uma flor para envolver o circuito mais amplo relacionado com os oito meridianos extraordinários é a chamada circulação macrocósmica Tai zhou tian .

Sensações de contato com a natureza conectam os praticantes com o céu e a terra. Existem aqueles que dizem que neste momento gera-se no interior do corpo a chamada pérola superior (ingrediente alquímico restaurador.)

 

 

Lian shen huai  xu

Refinar o espírito para retornar ao vazio (unidade)

 

 

Nesta fase da prática a energia psíquica shen evoluciona ao chamado espírito original Yuan shen. As energias mescladas do estado posterior ao céu hou tian se reestruturam em um tipo de energia primordial chamadas anteriores ao céu xian tian. A fé dos taoístas é que um novo ser nasce em seu próprio interior é dá origem a um corpo anterior ao corpo wai shen you shen, formado exclusivamente por energia yang.

 

Lian xu He tão

Transformar o vazio para se unir ao Tao

 

 

As diferenças desaparecem. Não existe eu e outros, nem dentro e fora, nem observador e observado. O corpo espiritual é livre para viajar aos confins do universo.

 

 

Traduzido pelo monge Taoísta Tian Xin Shan (Waldeon)

 

Que o luminoso Imperador de Jade abençoe a todos